Esqueceu a senha? Criar Conta!
  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Auto width resolution
  • Increase font size
  • Decrease font size
  • Default font size
  • default color
  • red color
  • green color

Angola Xyami - Notícias de Angola, de África e do Mundo

Pequeno-almoço pode ajudar a prevenir excesso de peso Imprimir e-mail
Escrito por : Cfr. no fim da pág   
09-Mar-2008

Adolescentes que tomam regularmente o pequeno-almoço têm tendência para ganhar menos peso, fazer mais exercício e seguirem uma dieta mais saudável do que os seus pares que não comem pequeno-almoço, concluíram investigadores norte-americanos que monitorizaram, durante cinco anos, os padrões de alimentação e de peso de 2216 adolescentes da área de Minneapolis-St. Paul, do Estado do Minnesota, EUA.

“O que detectámos no estudo foi que os adolescentes que tomam pequeno-almoço frequentemente, e em especial todos os dias, têm estilos de vida mais saudáveis. São muito mais activos fisicamente e têm uma dieta melhor. Por isso, têm um consumo de gordura e colesterol inferior e ingerem mais fibra”, afirmou à Reuters Mark Pereira, investigador da Escola de Saúde Pública da Universidade do Minnesota.

O estudo, publicado na revista Pediatrics, é a conclusão do acompanhamento de adolescentes durante cinco anos, desde idades inferiores a 15 anos. De acordo com os investigadores, estima-se que um quarto dos adolescentes dos EUA não come pequeno-almoço. E estes têm em média mais 2,3 quilos de peso que os que seguem a regra das três refeições principais por dia.

Mark Pereira explica o porquê de um adolescente que come mais uma refeição ser menos pesado: ao tomarem o pequeno-almoço, os adolescentes podem ter mais facilidade em controlar o apetite e em evitar excessos nos almoços e jantares.

Mas o investigador ressalva que o pequeno-almoço não deve ser constituído apenas por alimentos à base de chocolate ou açúcares: “Em geral, há muitas oportunidades, no contexto de um pequeno-almoço, para fazer escolhas saudáveis. Cereais prontos a comer podem ter níveis de açúcar elevados, mas também podem ser ricos em fibras e nutrientes. E podem ser consumidos com leite magro e talvez alguma fruta ou sumo de fruta.”

Dados do estudo

Título: Breakfast Eating and Weight Change in a 5-Year Prospective Analysis of Adolescents: Project EAT (Eating Among Teens)
Publicação: PEDIATRICS, Vol. 121 No. 3 March 2008, pp. e638-e645
Autores: Maureen T. Timlin, PhD, Mark A. Pereira, PhD, Mary Story, PhD and Dianne Neumark-Sztainer, PhD


Por: PUBLICO.PT




 

Popularidade: 159
Comentários (0)Add Comment

Escreva seu Comentário
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
smile
wink
laugh
grin
angry
sad
shocked
cool
tongue
kiss
cry
Quadro menor | Quadro maior

busy
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Advertisement

Saiba mais

Caminhos

MAIS XYAMI

 AX - Econtros/Amizade
    Amizades do coração 
AX - Fórum
Informação e Reflexão
AX - Jogos Online (free games)
Informação e Reflexão
AX - Rádio

A melhor música 24/24
AX - Vídeo
Vídeos de Angola,
África e do Mundo.
AX - Topsite
Vota os melhores
websites de Angola
AX - Chat
Canto do zuela tudo
AX - Galeria de fotos

Fotos de Angola e do mundo
AX - Frases
Eu, nós, eles disseram
AX - Anexa
Site 2.0 que agrega
as melhores notícias de Angola

Leitores Assíduos

Temos 13 visitantes em linha

Porque não?

Colabore com o Angolaxyami!

Sabias que...

Falou e disse

 “"MIRIAM MAKEBA foi a primeira-dama da canção da África do Sul e ganhou, merecidamente, o título de Mama África. Foi a mãe de nossa luta e de nossa jovem nação", afirma Mandela."